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Teoria basica do design - Gravidade

3 participantes

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Teoria basica do design - Gravidade Empty Teoria basica do design - Gravidade

Mensagem por Rudas~ 25/1/2012, 11:05


Gravidade
O que nos mantém firmes no chão é a gravidade da Terra. Somos expostos a esta força durante toda a nossa vida, e isso nos faz atribuir peso e estabilidade também a formas visuais.

Teoria basica do design - Gravidade Triangulos-de-gravidade

É graças à sensação de gravidade que achamos o triângulo a esquerda mais estável que o da direita. Embora ambas as imagens sejam apenas representações gráficas da formas geométricas, sabemos que no mundo real, expostos a gravidade, um triângulo invertido cairia para os lados.

Tendo em vista que toda forma deriva do quadrado, do triangulo ou do círculo, é importante avaliar as situações em que as formas melhor se comportam.

O quadrado, por ter todos os lados iguais, é estável em todas as suas faces. Quando posicionado como um losango perde grande parte de sua estabilidade, mas fica ainda mais instável quando é posicionado torto em relação ao plano de apoio, pois a forma não se comporta como um quadrado e nem como um losango. É importante lembrar que sempre se deve deixar claro o sentido de uma forma. Se quiser um formato quadrado, faça quadrado, se quiser um losango, faça um losango, não um quadrado torto. Nunca deixe formas indefinidas, pois isso gera uma confusão visual, uma vez que o observador não entende aquilo que esta sendo sugerido.

Teoria basica do design - Gravidade Quadrados

O triângulo é estável quando posicionado com uma de suas faces paralelas ao “chão”. O mesmo se aplica aos demais polígonos.

Já o círculo depende da posição em que está inserido, uma vez que é fácil dar a sensação de que a forma “rola” dentro da composição, algo que inclusive pode ser explorado pelo designer para trabalhar o dinamismo do projeto.

Teoria basica do design - Gravidade Circulos1

Vejamos algumas aplicações deste princípio com tipografia:

Teoria basica do design - Gravidade Caixa-de-texto
Teoria basica do design - Gravidade Untitled-16

Também pode-se usar contrapesos para equilibrar a composição, como no exemplo abaixo:
Teoria basica do design - Gravidade Graphic_Design_Poster_by_cube1987

Trabalho de Kasper.
Fonte do Tutorial : Design.blog.br
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Mensagem por fecast11 25/1/2012, 14:41

Legal Rudine eh uma boa teoria, realmente a posição do objeto pode acabar estragando um job.
Gostei msm, + pra ti
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Mensagem por Rudas~ 25/1/2012, 18:48

mta gente se atrapalha com isso
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Mensagem por Spectro 26/1/2012, 07:22

Verdade, adoro tipografias verticais alternadas.... mas eu discordo alí no que ele fala "Já está levemente inclinada...." nas tipografias, porque eu acho que tipo assim fica boa pra dar profundidade, se bem utilizada, não acho que dê uma má impressão... bom, valeu rudas, reputado my friend
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Mensagem por Rudas~ 26/1/2012, 11:49

de nada ;D
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Mensagem por fecast11 26/1/2012, 13:00

é tem vezes que funciona do jeito que o Spec disse, mas nem sempre por exemplo uma parede por tras do personagem você vai por uma tipo ali, obviamente se você por ela reta fica estranho, mas você pode colocar como se fosse parte da parede, seguindo o sentido dela. Mas isso vai muito da hora do job, as vezes fica bom, as vezes não, as vezes encaixa e as vezes não, mas sempre seguindo um "padrão" de gravidade, ou seja, não deixar um objeto estático flutuando, ou em situações em que seria basicamente impossível dele estar, como no exemplo do triangulo ao contrário.
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Mensagem por Rudas~ 26/1/2012, 14:37

é isso, só funciona se os elementos concordarem com a tipografia
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