_ Shout Design _
O que é Design de Identidade da Marca Bem_vi10

Participe do fórum, é rápido e fácil

_ Shout Design _
O que é Design de Identidade da Marca Bem_vi10
_ Shout Design _
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é Design de Identidade da Marca

Ir para baixo

O que é Design de Identidade da Marca Empty O que é Design de Identidade da Marca

Mensagem por Rudas~ 16/7/2012, 18:39

Uma marca é composta por muito mais que um logo, uma marca é formada por dezenas de elementos.
O todo que compõe uma marca vai muito além do trabalho do designer, mas a atuação do mesmo é essencial
para todo o processo de criação e manutenção da marca.

Logo e marca
Não, não estamos falando de “logomarcas”, mas sim de Logotipos e Marcas. Vamos a algumas definições.
A marca não é apenas um símbolo, a marca é o todo que identifica uma empresa perante seus clientes.
Segundo Marty Neumeier (The Brand Gap)

"Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa."

Ou seja, a marca é aquilo que as pessoas tem em mente sobre uma empresa, instituição, produto, etc.
O design trabalha principalmente no desenvolvimento de estratégias visuais para transmitir a filosofia empresarial,
mas a marca vai muito além disso.

O que é Design de Identidade da Marca Marcas2pf1

A identidade Visual da empresa é o rosto perante os consumidores. Uma boa Identidade Visual é capaz de transmitir
de forma clara e rápida a filosofia institucional da empresa, não precisando para isso, no entanto,
mostrar o que a empresa desenvolve (a Apple não vende maças mordidas).

Alina Wheeler, estrategista de marca e autora do livro “Design de Identidade da Marca”,
atribui quatro perguntas essenciais para o desenvolvimento de uma marca forte que se destaque no mercado:

Quem é você?
Quem precisa saber?
Como eles vão descobrir?
Por que eles devem se importar?


Responder estas perguntas é um desafio comum a qualquer marca, no entanto, a maioria não as responde.
Um dos motivos é econômico, gerenciar uma marca custa caro, envolve uma série de gastos altos que podem
demorar para serem reembolsados, e muitas empresas não dispões de capital para tal coisa. Além disso,
muitas vezes falta orientação e profissionais capacitados para gerenciar um processo tão complexo.

Uma marca é composta por diversos pontos de contato, “cada ponto de contato é uma oportunidade
para aumentar a consciência de marca e promover a fidelidade do cliente (WHEELER, 2012)”. Blogs, mídias sociais,
networking, produtos, sites, publicidade, palestras, funcionários, etc, quanto mais pontos de contato a marca tiver,
mais sólida e reconhecida ela será.

O Design de Identidade da Marca

Em média, a cada dia somos expostos a 6 mil anúncios (marcas, produtos, instituições, etc), por ano,
são 25 mil produtos (DAVIS apud WHEELER), se destacar neste meio, se fazer reconhecido, e acima de tudo,
transmitir segurança e envolver o cliente é que qualquer marca de sucesso busca, é aqui que entra o design de Identidade da Marca.

A Identidade da marca é tudo aquilo que identifica a empresa. Não apenas a identidade visual, mas todo o contexto.
A imagem abaixo e a frase “Abra a felicidade”, embora não tenham nenhuma relação óbvia entre sí,
foram trabalhadas de tal forma, que qualquer pessoa as associa a mesma empresa:

O que é Design de Identidade da Marca Banner_coca1

A identidade da marca reúne diversos elementos e os reúne de tal forma que entre eles é feita
uma verdadeira trama de conteúdos, se bem gerenciado, isso garante a empresa uma marca forte e consistente, onde o
sistema se fortalece e se relaciona de forma harmoniosa.

O design atua na diferenciação dos produtos e incorporação de conceitos intangíveis, possibilitando que a marca
carregue uma série de mensagens. São estas mensagens que garantem a marca solidez no mercado e segurança perante seus clientes.

Referencias bibliográficas:

NEUMEIER, Marty. The Brand Gap: O abismo da marca. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 194 p.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: um guia completo para a criacao, construção e manutenção de marcar fortes. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 320 p.

fonte do texto:
http://design.blog.br/
Rudas~
Rudas~
Administrador
Administrador

<b>Frase</b> Frase : It is useless to try to help those who do not help themselves
<b>Sexo</b> Sexo : Masculino
<b>Rate</b> Rate : Intermediário
<b>Clan</b> Clan : TopIlusion
<b>Postagens</b> Postagens : 4510
<b>Cash</b> Cash : 58138
<b>Reputação</b> Reputação : 87
<b>Idade</b> Idade : 26

https://shoutdesign.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos